Suporte & Download

Disponível para Android and iOS.

s f

Informações de contato
Porto, Portugal
contato@meuparlamento.pt
Follow Us

Sobre

O meuParlamento.pt é uma aplicação móvel disponível para Android e iOS que simula o plenário da Assembleia da República e permite que os cidadãos conheçam e votem as propostas legislativas apresentadas no Parlamento Português há mais de uma década, ficando a saber quais são os partidos que têm uma opinião mais próxima da sua.

A ideia surge no seguimento do desafio lançado pelo Arquivo.pt com o objetivo de estimular a utilização da informação preservada neste acervo, tendo sido desenvolvida pelos investigadores ligados ao INESC TEC e à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Nuno Moniz e Arian Pasquali, e Tomás Amaro.

Motivação

A principal motivação deste trabalho é a constatação dum fosso cada vez maior entre a política e os cidadãos, amplificada muitas vezes por uma era mediática marcada pelas fake news e pelas verdades paralelas. Neste sentido, desenvolvemos esta ideia com o objetivo de aproximar os cidadãos das decisões tomadas no nosso Parlamento, e de dar a conhecer toda a informação necessária para contextualizar esses dados. Esta iniciativa é também um contributo para uma demonstração do enorme valor do Arquivo.pt, sendo esta a fonte de todos os dados utilizados na aplicação, ilustrando a sua importante função enquanto repositório da nossa memória colectiva.

Funcionamento

O funcionamento de meuParlamento.pt é simples: em pouco mais de um minuto e com apenas três gestos, os utilizadores da aplicação serão convidados a pronunciarem-se sobre como votariam 10 propostas legislativas que no passado estiveram em apreciação parlamentar. Com um deslize para a direita, podem votar a favor; para a esquerda, contra; e com um deslize para cima ou para baixo, podem abster-se.

No final de 10 questões, o utilizador fica a saber quais os partidos que votaram de maneira mais semelhante à sua, apresentando também informação detalhada sobre cada proposta. Esta permite ao utilizador saber em detalhe o contexto em que as propostas foram votadas.

O texto das propostas, o site do partido em questão no dia da votação, ou até as notícias produzidas na altura em que as propostas estiveram em cima da mesa dos parlamentares, são alguns dos recursos que poderão ser explorados, contribuindo para uma considerável aproximação entre as instituições políticas e os cidadãos.

Contributo

Neste contexto, o meuParlamento.pt dá um contributo valioso para a população em geral e de muita utilidade tendo em conta que este é também um ano de eleições legislativas, demonstrando ainda a importância do Arquivo.pt e dos seus recursos, não apenas para futuros trabalhos de investigação, como também para o desenvolvimento de aplicações de grande utilidade pública.

Objetivos

Os principais objetivos do meuParlamento.pt são dois:

  • Contribuir para uma aproximação entre a população em geral e os seus representantes e para um maior conhecimento geral das decisões que são tomadas no parlamento português;
  • Contribuir para uma maior visibilidade do Arquivo.pt demonstrando o seu potencial enquanto repositório de memória coletiva, e fonte valiosa de dados para o desenvolvimento de soluções com impacto quer a nível social, quer a nível científico.

Originalidade e caráter inovador

Apesar do crescente nível de informação disponível relativamente ao trabalho que é feito no Parlamento, principalmente ao nível noticioso, verificamos que existe uma grande dissonância ao nível da memória – as notícias são regra geral efémeras e as propostas apresentadas, discutidas e votadas, são rapidamente esquecidas.

O principal foco de originalidade deste trabalho é criar um espaço de memória coletiva – recorrendo exclusivamente a dados do Arquivo.pt – onde os cidadãos são convidados a interagir e a descobrir como se relacionam com as opiniões/posições dos vários partidos do espectro político português.

É importante sublinhar que este esforço é único ao nível do país, espelhando o seu grande caráter inovador, mas também o seu alcance ao nível de impacto social e mediático.

Impacto social 

A aplicação meuParlamento.pt tem um considerável potencial de impacto a um nível social/político, devido ao simples facto de, por um lado, permitir uma aproximação entre os cidadãos e os representantes duma maneira indireta e informal, e por outro lado, ao dar um contributo singular servindo como memória das decisões legislativas do país, confrontando os utilizadores com as suas opiniões e a maneira como elas concordam ou não com as posições de cada um dos partidos nos momentos de votação.

Desenvolvendo um pouco mais esta ideia, é atualmente bastante visível o impacto do conteúdo disseminado na internet, quer ao nível de plataformas de redes sociais, quer ao nível de motores de busca. Com este importante desenvolvimento é, pelo oposto, visível o efeito das fake news​ e do conteúdo propositadamente desenhado para desinformar. O crescente efeito deste último efeito faz-se cada vez mais sentir, embora não sendo a única razão, com um maior antagonismo em relação às instituições de representação, facilmente argumentado com o nível de abstenção crescente em Portugal (8,5% em 1975, 33,8% em 1995 e 44,1% em 2015).

Este contexto mostra a validade e a importância do meuParlamento.pt, que permite aos utilizadores refletir e fazer julgamentos informados baseados em conteúdo e informação credível, reduzindo o risco de desinformação. Mas acima de tudo, permite a presença da memória coletiva da legislação produzida em Portugal, que duma maneira ou doutra, diz respeito a todos e todas nós

Impacto científico

O desenvolvimento do meuParlamento.pt foi feito por uma equipa composta por três investigadores com extensa experiência ao nível das disciplinas de extração e análise de informação, contando também com vários anos de experiência no desenvolvimento de aplicações móveis.

O processo de desenvolvimento da aplicação permitiu a recolha de informação que terá muito interesse para a comunidade científica, quer ao nível de análise de texto (text mining), quer ao nível da análise estatística e inter-relação entre partidos (análise sociológica e política). Assim, ao disponibilizar esta informação (agora tratada e organizada), será possível a cientistas investigar mais profundamente a realidade do parlamento português, os principais tópicos discutidos e a evolução da concordância e discordância entre os partidos.

Relevância da utilização do Arquivo.pt

Toda a informação utilizada no desenvolvimento do meuParlamento.pt tem como fonte o Arquivo.pt. A informação referida inclui:

  • propostas legislativas oriundas do site do Parlamento (parlamento.pt),
  • notícias relacionadas com cada uma das proposta, e
  • página com as informações bibliográficas dos autores da proposta.

Devemos também sublinhar que a utilização do Arquivo.pt como fonte principal para o desenvolvimento do nosso trabalho foi uma necessidade, tendo em conta que muitos dos recursos utilizados neste projeto já não se encontram disponíveis, realçando novamente a sua importância.